Notícias

II Biosfera Roller Skate, em Santana, nos dias 3, 4 e 5 de Outubro

Quarta, 24 Setembro 2014 18:26

Nos próximos dias 3, 4 e 5 de Outubro irá se realizar na região, mais propriamente na pista do Faial, concelho de Santana o “II Biofera Roller Skate”, um torneio internacional de patinagem de velocidade.

A organização já tem confirmada a seleção belga, bem assim como outros atletas internacionais, esperando-se que o nº de inscritos ultrapasse os 150 atletas da edição do ano passado, conforme faz questão de salientar Juan Baptista, um dos organizadores.

Para ouvir, aqui

Cartazroller

 

   

23º Aniversário do Grupo Coral da Casa do Povo de São Roque do Faial

Quarta, 24 Setembro 2014 18:17

O Grupo Coral da Casa do Povo de São Roque do Faial irá comemorar no próximo dia 25 de setembro o seu 23.º Aniversário. Este grupo foi fundado a 22 de Setembro de 1991 e a sua primeira atuação ocorreu na Freguesia de São Roque do Faial, no dia 24 de Dezembro, desse ano, solenizando a "Missa do Galo".

Este Grupo Coral foi o primeiro a ser criado no concelho de Santana e em toda a costa norte da Madeira.

O Grupo Coral da Casa do Povo de São Roque do Faial já atuou em todas as freguesias do concelho de Santana e por toda a Região Autónoma da Madeira. Em Junho de 1993, efetuou uma digressão ao Porto Santo, cantando a Missa de São João e atuando no largo da Câmara Municipal e, no verão de 1996, efetuou uma digressão à zona norte de Portugal Continental. Em Setembro de 2003 realizou o seu primeiro intercâmbio com o Grupo Coral “Cantata” do Clube PT de Aveiro, tendo visitado aquela cidade entre 10 a 16 desse mês, onde realizou três concertos. Entre 6 e 13 de Agosto de 2005 efetuou um intercâmbio com o Coro da Igreja Matriz da Maia – São Miguel, Açores, onde realizou dois concertos. Em Agosto de 2008 volta ao continente, mais concretamente à zona do Douro onde realizou 7 concertos nos concelhos de Resende, Tarouca, Armamar e Lamego. Esta digressão inseriu-se no intercâmbio com o Grupo Coral de Resende. Fez uma digressão a Portugal Continental, mais concretamente ao distrito de Vila Real, de 28 de Julho a 5 de Agosto de 2010. Esta visita inseriu-se num intercâmbio que o nosso grupo coral realizou com o Grupo Coral da Associação Cronologia dos Sons de Valpaços. Em Novembro de 2010 participou na final do Concurso Nacional de Música em Beja, na vertente Grupos Corais, com a peça “Assim se Canta”.

Este coro é composto, atualmente, por 27 elementos, destes 5 são masculinos (tenores e baixos) e 22 femininos (sopranos e contraltos). O atual Diretor Artístico é o Maestro João Victor Costa, que é coadjuvado pela professora Helena Paula Luís. O responsável do Grupo Coral é o terapeuta Carlos Santos. O repertório do Grupo Coral da Casa do Povo de São Roque do Faial é constituído por uma vertente religiosa e outra profana, sendo quase na totalidade, músicas tradicionais desta freguesia, com arranjos do compositor João Victor Costa.

Anualmente este coro organiza o Encontro de Grupos Corais na Cidade de Santana, que já se encontra na X Edição.

A 30 de Abril de 2006 gravou um DVD de um espetáculo musical, organizado pela Casa do Povo de São Roque do Faial, no Salão Paroquial de Santana, juntamente com os outros quatro grupos da Casa do Povo.

A 20 de Setembro de 2006, por ocasião do seu 15º aniversário, o Grupo lançou o seu primeiro CD denominado: “Assim se Canta”, constituído por 17 faixas com temas populares da Freguesia, da Região e também por uma vertente profana, com harmonizações do compositor João Victor Costa.

No dia 17 de setembro de 2011 o Grupo Coral solenizou a Missa comemorativa do 250º Aniversário da Igreja Matriz de São Jorge, que foi presidida pelo Bispo do Funchal D. António Carrilho e onde estiveram presentes várias entidades oficiais com destaque para o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Dr. Miguel Mendonça; o representante da República, Juiz Irineu Barreto; o Secretário Regional dos Recursos Humanos, Dr. Brazão de Castro; o Presidente da Câmara Municipal de Santana, Dr. Rui Moisés e o comandante da Zona Militar da Madeira, Major General Tiago Vasconcelos. Em dezembro de 2011 o Grupo Coral juntamente com a Banda Filarmónica do Faial realizou um concerto comemorativo do 116.º aniversário da Banda Filarmónica do Faial no Salão Paroquial do Faial. As últimas atuações do Grupo Coral foram nas Festas de Verão 2014 em São Roque do Faial, tendo o mesmo solenizado os dois dias da Festa do Santíssimo, 6 e 7 de setembro.

O 23.º Aniversário do Grupo Coral será comemorado na próxima quinta-feira, dia 25 de setembro, com um convívio entre os elementos do referido grupo na Sede da Casa do Povo de São Roque do Faial.

 

aniversario_do_grupo_coral

   

Semana Europeia de Folclore homenageia António Baptista Rosa e Maria Jerónima Carvalho

Terça, 26 Agosto 2014 21:55

António Baptista Rosa e Maria Jerónima Carvalho, dois santanenses, são os homenageados da XI Semana Europeia de Folclore que acontece no Auditório do Jardim Municipal, no Funchal, entre os dias 31 de Agosto e 5 de Setembro de 2014.

Neste festival participam dez grupos, sendo sete da região: o Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova, a entidade organizadora,  o Grupo de Folclore da Casa do Povo do Porto da Cruz, Grupo de Folclore da Casa do Povo do Curral das Freiras, Grupo de Folclore da Ponta do Sol, Grupo de Romarias Antigas do Rochão, Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz e Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana.

Do continente, participam neste evento, o Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão da Feira, de Aveiro e o Rancho Folclórico e Etnográfico de Ramalhais do Porto.

De Espanha vem a Asociacion Meiramar de Moaña. 

Para ouvir a reportagem, clique aqui

baptistarosajeronima

 

   

Futsal: São Roque do Faial estreia-se no campeonato 2014/2015 recebendo o Ribeira Brava

Segunda, 18 Agosto 2014 22:53

 

No Campeonato Divisão de Honra Regional de seniores, a equipa de São Roque do Faial inicia o campeonato defrontando, em casa, o Ribeira Brava. O campeonato tem início no dia 1 de Novembro de 2014, ditou o sorteio efectuado ontem na sede da Associação de Futebol da Madeira.

Para além de São Roque do Faial, fazem parte da competição as equipas do Canicense,  Curral das Freiras, SC Porto Santo, Escola Francisco Franco, Porto Moniz,  Ribeira Brava, Bairro da Argentina e Pontassolense.

Já no que diz respeito à Taça da Madeira, a equipa de São Roque do Faial desloca-se ao terreno do Porto Moniz no dia 10 de Janeiro de 2015.

No Campeonato de Honra em juniores, o Santanense desloca-se ao pavilhão do Marítimo, na primeira jornada, a ter lugar no dia 4 de Outubro.

Uma semana mais tarde acontecerá a primeira jornada do campeonato de juvenis, com o Santanense a receber a Francisco Franco.

Nos iniciados, a começar no dia 12 de Outubro, o Santanense recebe o Marítimo.

Para ver o sorteio da Divisão de Honra Regional, clique aqui .

Para ver o sorteio da Taça da Madeira, em seniores, clique aqui .

Para ver o sorteio dos campeonatos jovens, clique aqui.

FUTSAL_01

   

Regional da Iª Divisão: U.D. Santana joga na 1ª jornada em casa do Andorinha

Segunda, 18 Agosto 2014 22:31

A União Desportiva de Santana vai deslocar-se ao terreno do Andorinha, na primeira jornada do campeonato Regional da Iª Divisão, segundo ditou o sorteio efectuado ontem na sede da Associação de Futebol da Madeira.

A equipa de Santana joga em casa, na segunda jornada, ante o Sporting do Porto Santo. A equipa da ilha dourada regressa assim á competição no futebol sénior.

O campeonato arranca no dia 13 de Dezembro.

Já a contar para a Taça da Madeira, a U. D. Santana vai também jogar fora de portas, desta feita em São Vicente, frente à equipa local. Este encontro terá lugar no dia 11 de Janeiro de 2015.

Para ver o sorteio do Campeonato da Iª Divisão, clique aqui 

Para consultar o sorteio da Taça da Madeira, clique aqui 

 

UD_Santana

   

Conselho de Governo atribui 45 mil euros à Associação Santana Cidade Solidária

Quinta, 14 Agosto 2014 18:36

A Associação Santana Cidade Solidária vai receber 45 mil euros, para equipar Lar de Idosos de Santana. A decisão saíu do Conselho de Governo desta quinta-feira. A reunião foi presidida pelo Secretário das Finanças, Ventura Garcês.

Eis o teor da deliberação:

 

O Conselho do Governo resolveu:

 

  1. Autorizar a celebração de um acordo de cooperação – apoio eventual, entre o Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM (ISSM, IP-RAM) e a Associação Santana Cidade Solidária relativo ao financiamento das despesas com a aquisição de uma viatura ligeira, com capacidade de nove lugares, de equipamento informático, equipamentos de saúde, de cozinha, de lavandaria e outros bens e mobiliário indispensáveis ao bom funcionamento das respostas sociais desenvolvidas no Lar de Idosos de Santana;
  2. Atribuir à Instituição, no âmbito do referido acordo de cooperação, um apoio financeiro até ao montante total máximo previsto de 45.000,00 € (quarenta e cinco mil euros), correspondente a 100% da comparticipação com as despesas enunciadas na alínea anterior;
  3. O apoio financeiro referido será atribuído em 2014;
  4. O presente acordo produz efeitos a partir da data da sua celebração, sem prejuízo de virem a ser considerados objeto de apoio, despesas realizadas anteriormente ao mesmo.

 

ascs